segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O Rio de Janeiro continua lindo















Minhas pegadas estão na areia
Mas as ondas não banham meus pés
Pois é a areia das construções
Das casas, lugares e grandes prédios

Estou aqui passeando sem rumo
Vendo nas vitrines sonhos e consumos
Vitrines que me falam e mostram sentimentos
Só que não refletem meu real pensamento

Do que adianta se ter tudo, quando não se tem nada
Do que adianta se tudo que sinto agora são sensações vagas
Porque essa selva de pedras introduz falsas verdades
Desejos ambíguos que faltam com sinceridade

Aqui as pessoas são más e querem me destruir
O sofrimento aqui é iminente, e posso sentir
Nas ruas mendigos não tem o que comer
Prostitutas nas esquinas vendendo prazer

Um homem se aproxima com pinta de bacana
Quando me dou conta ele leva minha grana
Arma no peito é dinheiro na mão
Estes são os deveres de um cidadão

Cidadão é aquele que ajuda de bom coração
Com a arma na cara alimenta o ladrão
Esse é o dever mesmo que você não queira
Espera ai... Roubaram minha carteira.

Cidade ingrata e pouco amistosa
Cidade maldita e preconceituosa
Sujeira no chão, arma na mão, bolsa família
Criança chorando, ladrão apanhando, polícia é amiga

Pessoas nas lanchonetes bebendo Coca-Cola
Crianças em becos cheirando cola
A tropa de Elite subindo o morro
Trabalhador infeliz ganhando pouco

Pobreza, doença, esgoto exposto
Não fique impressionado escute seu moço
Seja você “Maia” ou Asteca
Seja você sapo ou perereca

Garotinhos aqui já foram antes
Mas ainda se vive em perigo constante
Bala perdida, cocaína vencida, tiro no pé
Dor de barriga, face sofrida, cidadão José

Mas apesar disso tudo continua lindo
Entre os políticos sentados atrás das mesas rindo
Enquanto lutamos por um mundo mais certo
Olhando pra um Cristo de braços abertos

Olhe que lindo o Sol de Copacabana
Veja na praia crianças enrolando baganas
Curtindo uma liberdade artificial
Cumprindo a estrutura desse mal

Mas tudo aqui ainda continua sendo
Quem sabe um dia ainda vencemos
Nos forjaremos fortes como aço
E a todos dessa terra aquele abraço

2 comentários:

  1. cara, ta mandando bem nas poesias heim, maior poeteiro rsrs, to brincando, mas sério mesmo eu que não sou muito chegado em poesia gostei das suas. parabéns tirou 10 com três estrelinhas rsrs
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Alô alô realengo aquele abraço e a torcida do flamengo aquele abraço...rsrsr
    Parabéns pelas poesias...
    .............................Salve Renato
    Carolzita

    ResponderExcluir